quarta-feira, maio 09, 2007

Magical Pieces

Ao longo das nossas vidas somos constantemente desafiados por velhas máximas que resumem muitas vezes em algumas palavras tudo o que só poderíamos revelar por explicações mais prolongadas. Eu gosto de utilizar esse tipo de frases, não só porque o nosso pai sempre foi um especialista em remates deste género, como eu própria também as emprego sempre que a ocasião o permite. Julgo tratar-se de uma verdadeira herança. Permitam-me dizer que estas chamadas frases feitas/ditados populares são verdadeiros “magical pieces“ da nossa cultura e do senso comum deste povo que resume tão magnificamente situações e contextos, por vezes complicados, em momentos mágicos e de humor genuínos. Deixo-vos só alguns exemplos, não me contendo em pequenos comentários: À espera da última moda como o Bocage mais recentemente: “é pra amanhã, bem podias fazer hoje” de AntónioVariações Não se pode ter sol na eira e água no nabal (plantação de nabos… fabuloso!!) Ter tudo ao mesmo tempo é que é mais complicado. À procura da morte como as cobras velhas Esta é para aquelas crianças que andam sempre a desafiar os perigos. Em tempo de guerra, não se limpam armas ou Siga a marinha que o exército está cansado. nada de preciosismos (manias!!!!) , é seguir sempre em frente. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra inspiração ao equilíbrio, esqueçam o radicalismo. Há mais marés que marinheiros é preciso é ter calma, muita calma… E finalmente, esta era uma partida do n/ pai que quando caíamos - nos espalhávamos no chão, dizia automaticamente: “Apanha o pão!!”, a tendência era sempre olhar para trás (era um “apanhado”), e desatava a rir… se não houvesse mazelas de maior, claro. É claro que existem muitas mais, é só irmos por esse país fora à descoberta destas pérolas e descobrir que de uma forma tão engraçada e sábia se podem dizer tantas coisas. E vocês??? Querem partilhar mais algumas destas magias connosco??? Adoraríamos.

Beijos nossos

D&S

8 comentários:

Rita disse...

Olha... assim que repente... "quem vai ao mar, perdeu o lugar!". Li algumas das tuas que francamente não conhecia. É engraçado estes ditados populares... e normalmente são mesmo muito sábios! Bjinhos.

eu disse...

A que mais uso é " Nada acontece por acaso". E na realidade essa é uma máxima que segue desde sempre. Este foi um magical curisoso. Algumas que apresentam eu não conhecia.

Gostei!

Cakau disse...

"A ocasião faz o ladrão"; "cá se fazem, cá se pagam"; " mais vale um pássaro na mão, que dois a voar"; "Nem tudo o que parece, é"; e há muitas, muitas mais.
São frases feitas mas eu gosto muito de as ouvir e por vezes de as dizer.
Beijocas

Ana

Anónimo disse...

Os ditados populares fazem-me sempre lembrar de dois colegas que os usam frequentemente e bem a propósito. Também a propósito, deixo-vos um, recordando as nossas refeições faustosas já partilhadas "Estou cheia que nem um ovo!"
Beijinhos da Sara, da Catarina e do PJ (Basileia, Suiça)

Doces Minhoquices disse...

Obrigada meninas pelas vossos comentários e por partilharem conosco algumas das vossas frases preferidas.
Sara, querida que surpresa tão boa!! Manda-me o teu mail please.. Beijocas grandes

Anónimo disse...

Muito interessante.
Obrigada pela partilha.
Beijinhos

VerdeBlue disse...

:D
Algumas das vossas n conheço mas achei-as mt divertidas!
No trânsito, infelizmente, digo muitas vezes:"Alto... e pára o baile!" mas a mais comum talvez seja mesmo, "não há coincidências".
Depois existem algumas muito comuns na terra dos meus Pais e que todas têm uma história associada e tb as utilizo, contando depois a história pq a maioria das pessoas fica à toa qd as ouve! :D
"Chapéus há muitos..." tb é comum ehehe
Obrigada mais uma vez, por estes momentos partilhados
beijinhos***

bijus da Margarida disse...

olá!!
Já há muito que visito a vossa pagina :-), vou aproveitar o mote para deixar umas frases também, a que mais uso é "quem não quer ser lobo não lhe veste a pele" mas há outras "o que arde cura e o que aperta segura", "quem escorrega também cai, mas escorregar não é cair"
parabéns pelo vosso trabalho, gosto mesmo, até vos linkei para vos poder visitar mais facilmente, eh eh!!